Entrevistas com escritores são uma ótima forma de conhecer mais sobre o processo de criação literária, o papel da leitura na vida deles e de matar a curiosidade, além de apresentar suas obras para que mais leitores possam conhecer, especialmente em um país como o nosso. Desde que o meu blog se voltou para o
universo da literatura, tenho deixado minha contribuição, ajudando a circular informações e recomendando livros de autores que nem sempre são divulgados em grandes jornais e/ou revistas literárias.
Minhas fascinação pela criação literária e por
histórias de escritores, acabaram me levando a escrever o livro de terror,
Escrita Maldita, no qual os dois personagens principais são escritores. Os leitores têm gostado bastante de mergulhar nesta jornada e conhecer um pouco mais sobre este processo que pode ser intenso e pode variar de autor para autor.
Até o momento, já rolaram 23 entrevistas com escritores aqui no blog, sendo 21 brasileiros e dois internacionais.
Blogs literários podem não ter tanto alcance quanto veículos de comunicação maiores, mas levando em conta que sou responsável por fazer tudo, desde a produção do conteúdo até a divulgação, fico feliz com os resultados. A entrevista mais lida do blog foi com o escritor Eliel Barberino e contou com 2500 visualizações.
Confira quais foram as 5 entrevistas com escritores mais lidas no blog:
Eliel Barberino é autor do livro
A Era dos Mortos-Vivos, no qual ele explica a questão do zumbi como um fenômeno cultural. O escritor falou sobre essas criaturas e o sucesso nas narrativas, bem como a relação entre o mortos-vivos e a sociedade.
Karina Dias é autora de várias obras literárias com a temática lésbica, entre elas
Diário de uma Garota Atrevida, Aquele Dia Junto ao Mar,
As Rosas e a Revolução e
Sem Destino. Suas histórias retratam personagens lidando com seus dilemas em diferentes fases da vida. Na entrevista, a autora falou sobre a importância da temática LGBT na literatura e da representatividade de personagens lésbicas no universo dos livros.
A primeira autora internacional a aceitar participar de entrevista aqui para o blog. Após ler o livro de romance
Dançando Sobre Cacos de Vidro, fiquei curioso para conhecer mais sobre a responsável por essa história sobre amores, aceitação e resiliência, que tem emocionado leitores do mundo inteiro. A escritora com especialização em enfermagem falou sobre o livro que marcou sua entrada no meio literário, que conta a história de um homem com transtorno bipolar que se envolve com uma mulher que tem histórico de câncer.
Evelyn Postali é aquela artista completa, que além de se dedicar à escrita, também se aventura pelo universo da arte e da fotografia. Entre os seus mais recentes romances estão
Trilhas de Silêncio e
Promessa de Liberdade, duas obras que dialogam bem como temas do nosso tempo, como liberdade, preconceitos e relacionamentos. A autora falou sobre seu interesse pela arte de escrever, bem como a importância de incentivar o hábito da leitura no Brasil.
Bia Machado foi a criadora da Caligo Editora. Além de editora, ela também é professora e autora de diversos contos e do livros voltado para crianças, Chuva de Madalena e Esperando por Joaquim Cortez. Na entrevista, a autora falou sobre a criação da editora, algumas das dificuldades de escritores nacionais e sobre sua própria escrita.
Para quem ainda não leu, espero que goste das entrevistas! Compartilhe o post e/ou deixe um comentário, para que eu possa continuar trazendo mais conteúdo sobre o universo da literatura para vocês.
*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e do livro de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1), disponível no
Wattpad.
O blog também conta com um canal no YouTube. Assista ao vídeo da semana e se inscreva!
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário. Volte sempre!