segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Leituras de Outubro

Outubro foi um mês bem corrido! Após tirar uma pausa para relaxar neste fim de semana, finalmente vou divulgar a minha lista de leituras de outubro. Foram 17 livros lidos no mês passado, dos quais 10 foram resenhados para o blog.
Estante de Livros do Ben Oliveira
Alguns dos livros da minha estante!

Com a ansiedade para ajudar na divulgação do projeto do livro Remetente N15 e com a alegria de ter sido selecionado para participar da antologia Luz e Escuridão, com o conto O Assassino da Floresta, fiquei bem feliz com minhas leituras, já que esperava uma quantidade bem menor. Não funciono muito bem quando estou ansioso.

Se consegui manter minha média de livros lidos, minha produção escrita não foi tão boa. Escrevi dois contos em outubro e poucos capítulos do romance que estou escrevendo, seja por causa do intenso calor das últimas semanas ou pela preocupação de atingir a meta mínima de exemplares reservados para que RN15 seja publicado. Portanto, se você gosta de livros de mistérios e quer ajudar, acesse o projeto no Catarse e reserve o seu exemplar: http://catarse.me/pt/n15

Alguns breves comentários sobre as leituras de outubro:

Book in a Box – Livros bem técnicos e práticos para quem deseja aprender a estruturar melhor seus romances comerciais. Eu, particularmente, prefiro obras mais reflexivas, porém esses livros também são interessantes e trazem exercícios para o escritor iniciante praticar. No total são 5 livros, sendo três voltados para a estruturação de romances, um sobre comunicação e o último sobre elementos da psicologia que podem ser aplicados nos personagens.

Literatura Colorida – Três dos livros lidos foram publicados pela Editora Escândalo: A Sesmaria Esquecida, Sabores e Dissabores de Antigos Amores e Errorragia. Cada obra tem seu estilo. A primeira apresenta um romance histórico e o amor entre dois homens, escrito por Luciano Cilindro de Souza; A segunda traz os contos urbanos do escritor Thiago Thomazini e a terceira contos e crônicas reflexivos do escritor Roberto Muniz Dias. Também li o livro Fora do Armário, do jornalista e editor Occello Oliver, com informações sobre o universo gay no Brasil.

Arte Literária – Além dos livros técnicos da Book in a Box, li dois livros que me fizeram refletir bastante sobre a escrita literária: Para ler como um escritor, da Francine Prose e A Arte de Escrever, do Schopenhauer. As duas leituras me fizeram pensar não só na literatura que eu consumo, como na minha própria produção literária. Ainda no mundo dos livros, li a obra Livros, Editoras e Projetos, organizada por Plínio Martins Filho, a qual me ajudou a entender um pouco mais do mercado editorial e veio em hora a certa, já que estou fazendo um curso sobre produção editorial.

Editoras Parceiras – Devorei o romance de fantasia Rani e o Sino da Divisão, do autor Jim Anotsu, publicado pela Editora Gutenberg. Também li os livros da Caligo Editora, Os Céus de Van Gogh, do poeta Thiago da Silva Prada e A Linha Tênue, do escritor Rubem Cabral. Nenhuma das leituras me desapontou. Todas elas foram um ótimo entretenimento e me fizeram enxergar as inúmeras possibilidades de escrever, suas formas e necessidades de quebrar as estruturas tradicionais.

Tamanho não é qualidade – Apaixonei-me por Bonsai, do escritor Alejandro Zambra. Eu já havia assistido ao filme e sabia que ia gostar do romance, só não tinha noção de como o livro bem enxuto e aparado conseguiu me encantar. Me fez perceber que nem todo romance precisa ser longo. Já em relação ao livro Mr. X, do Peter Straub... Imaginava que iria amar o livro, mas achei longo e cansativo. Os dois autores escrevem temáticas diferentes e é injusto compará-los, porém talvez se o segundo romance fosse menos extenso, mais condensado, eu gostaria mais dele.

Confira a lista de leituras de outubro:

Book in a box: Técnicas básicas para a estruturação de romances comerciais: Preparação do escritor

Book in a box: Técnicas básicas para a estruturação de romances comerciais: Cena e estória

Book in a box: A Arte de comunicar

A Sesmaria Esquecida – Luciano Cilindro de Souza

Para ler como um escritor – Francine Prose

Rani e o Sino da Divisão – Jim Anotsu

Os Céus de Van Gogh – Thiago da Silva Prada

Livros, Editoras e Projetos – Plínio Martins Filho (org.)

Bonsai – Alejandro Zambra

Fora do Armário – Occello Oliver

Book in a box: Técnicas básicas para a estruturação de romances comerciais: Personagens, ponto de vista e filtros de cena

A Arte de Escrever – Schopenhauer

A Linha Tênue – Rubem Cabral

Book in a Box: Psydrops

Sabores e Dissabores de Antigos Amores – Thiago Thomazini

Mr. X – Peter Straub

Errorragia – Roberto Muniz Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários Recentes

Me acompanhe no Instagram