“Dez minutos da sua atenção”, era tudo o que ele pedia, sem imaginar o quanto o dia tinha sido horrível, sem imaginar que a qualquer momento poderia chorar. Dez minutos que poderiam mudar sua maneira de enxergar as coisas. Dez minutos para perceber que ele estava certo, que quando alguém queria te ver, a pessoa dava um jeito. Dez minutos para se reencontrarem após dois meses sem se verem. Foi andando encolhido até ele. Com vergonha de como estava uma bagunça naqueles dias. Com receio de suas intenções e de como reagiria a tudo aquilo. Dezembro havia sido um mês longo sem terapia e os dias após a virada do ano também não tinham sido os melhores. “Como era bom ser normal e poder fazer as coisas, sem ser visto como um sintoma”, pensou. Surpresas poderiam gerar mais ansiedade, tudo o que estava evitando naquele momento, mas se colocou no lugar do outro e mesmo com todos seus instintos dizendo não, cedeu ao inesperado pedido de visita. Era uma noite quente e por alguns minutos, quase t...
Autismo: Importância da leitura e das histórias para a compreensão social
Assim como acontecem com não-autistas, alguns autistas não gostam de livros de ficção. Porém, isso acontece devido às limitações com a Teoria da Mente* e alguns não veem 'utilidade em narrativas ficcionais', pensamento que pode limitar ainda mais a compreensão social.
*Temporariamente usada para explicar a dificuldade de autistas — lembrando que autistas com superdotação podem ter maior desenvolvimento da Teoria da Mente, por isso muitas vezes podem achar que eles 'não parecem autistas'.
Acredito que a leitura é uma ótima ferramenta para conhecer mais sobre a vida. Crianças autistas podem se beneficiar de histórias sociais: histórias que as ajudem a entender atividades, situações e contextos sociais. Como reagir em determinadas situações.
Livros ilustrados acabam sendo uma boa ferramenta para alguns autistas, mas vale lembrar que cada autista é diferente do outro. Alguns preferem imagens, outros, textos; outros podem preferir vídeos e áudios/narrativas orais.
Alguns dos propósitos das histórias sociais:
— Adaptação a novas rotinas e ambientes;
— Expressão de emoções e pensamentos;
— Entender comportamentos sociais esperados;
— Lidar com os medos;
— Preparar para situações estressantes.
Para adultos, além dos livros técnicos e biografias, a literatura pode ser beneficial na compreensão de contextos sociais e culturais. Quando temos uma bagagem de situações, fica mais fácil saber como reagir. A leitura também pode ser aliada na redução de preconceitos. Quando tentamos entender o ponto de vista dos outros, tendemos a ser mais coerentes.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário. Volte sempre!