Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Guerra contra o MMS: Substância proibida e crimes contra a saúde pública

Nesta sexta-feira, 26 de abril de 2019, a Anvisa divulgou uma notícia em seu site alertando sobre o MMS (Miracle Mineral Supplement), um produto proibido no Brasil e em vários países, mas que é comercializado de forma ilegal e alega curar inúmeras condições, entre elas o autismo – condição neurobiológica para a vida, ou seja, não é doença nem tem cura.


No mês de abril, lancei no meu blog uma campanha contra tratamentos sem evidências científicas para autismo. Apesar de não ter apoio financeiro, consegui fazer a campanha circular no Facebook entre pessoas no espectro autista, familiares de autista e até mesmo alguns profissionais que atuam na área.

Como alguém diagnosticado com Síndrome de Asperger (atualmente englobada dentro do Espectro Autista), fazia tempo que eu gostaria de falar sobre como esses pseudotratamentos podem ser perigosos. Usando meu conhecimentos, acabei mergulhando em vários estudos, pesquisas, sites de notícias, associações internacionais de autismo e organizações alertando sobre os perigos.

O que muita gente não sabe? No Brasil, faltam alertas e a fiscalização é bem fraca, fazendo com que ativistas autistas, familiares que apoiam a causa do autismo e profissionais de saúde fiquem sobrecarregados tentando alertar as pessoas sobre o assunto.

O que deveria acontecer? A Anvisa, Ministério da Saúde e organizações de Médicos, Nutricionistas e demais áreas de profissionais da saúde deveriam ter páginas alertando sobre os perigos e tratamentos sem evidências científicas, para que pais de autistas não sejam enganados e não gastem o dinheiro com procedimentos que, além de não darem resultados, podem ser perigosos.

Diante desta situação, a pergunta que eu me faço é a seguinte: a quem interessa essa falta de informação? As informações sobre pseudotratamentos e pseudociência no mundo do autismo deveriam ser facilmente encontradas, mas não é o que acontece no Brasil; diferente da realidade em países, como Estados Unidos, Inglaterra e Canadá.

Assista ao vídeo da Anvisa alertando sobre o MMS:



Existe uma indústria do autismo?


Nos últimos anos, a indústria do bem-estar tem ganhado espaço promovendo dietas sem glúten (ainda que muitas pessoas não precisem), vitaminas e minerais, tratamentos alternativos sem comprovação científica (disfarçados de outros nomes), entre uma série de protocolos e tratamentos que, além de não cumprirem o que prometem, dão prejuízos que vão além do financeiro, como sequelas e mortes. Muitos desses tratamentos são considerados sem evidências científicas em vários países, mas são validados em países, como o Brasil.

Moramos em um país que imita e importa vários hábitos e tratamentos. O mundo do autismo não está livre do charlatanismo, pelo contrário. No livro Outra Sintonia: A história do autismo, os jornalistas John Donvan e Caren Zucker alertam sobre os inúmeros tratamentos ao longo da história do autismo e como muitos deles não tinham qualquer fundamento; começando, é claro, pela psicanálise e várias divagações sem pé nem cabeça sobre o autismo.

Embora haja uma preocupação genuína sobre a psicanálise, pois em alguns países, como o Brasil e a França, onde ela ainda é adotada para tratamentos de autistas, embora não tenha nenhuma recomendação e muitos consideram-na uma pseudociência, creio que temos problemas mais preocupantes no momento.

O brasileiro adora uma pseudociência. Não vejo problema algum em que busca tratamentos alternativos, desde que esses tratamentos não prometam curas impossíveis. No país, vejo que os perigos dos pseudotratamentos ainda não são levados a sério como deveriam...

Quando pessoas abandonam quimioterapia e substituem por vitaminas e minerais; quando pessoas com AIDS abandonam os remédios e optam por homeopatia; quando pais de autistas optam por produtos perigosos, proibidos e corrosivos para 'curar o autismo', em vez de ir atrás de profissionais éticos; vejam bem, eu poderia ficar dias escrevendo e ainda não teria tempo suficiente para relatar tantos problemas relacionados aos tratamentos alternativos e como muitas pessoas são induzidas a abandonar remédios testados/tratamentos sérios por substâncias e métodos sem comprovação científica.

Campanha contra o MMS iniciou há anos


Embora só agora tenha ganhado mais destaque na mídia, a Campanha contra o MMS no Brasil começou há anos. Familiares de autistas e autistas têm se mobilizado para espalhar informações de qualidade. Graças aos anos de desinformação, muitos pais de autistas ainda acreditam que o autismo é uma doença e que tem cura: duas informações que poderiam ser corrigidas com uma rápida pesquisa no Google.

O autismo não é visto como doença e o simples fato de estar no CID e DSM não o caracteriza como tal. Da mesma forma, encontrar uma cura para o autismo, pressupõe-se tantas mudanças que poderia fazer uma pessoa se transformar em outra, literalmente, afinal, nossas sensibilidades sensoriais moldam nossa maneira de perceber o mundo. Conheço inúmeros Aspergers que não tomariam uma cura se existisse. Assim como existem pessoas que desejam secretamente.

Eu vejo uma ingenuidade sobre o que é o autismo e a dificuldade de distinguir a condição neurobiológica diversa das comorbidades e dos inúmeros efeitos colaterais de remédios (fatores que são desconsiderados por profissionais desatualizados). O autismo por si só não é um bicho de sete cabeças, embora existam vários tipos e subtipos, porém, há uma imensa dificuldade das pessoas entenderem porque autistas gostam de comportamentos repetitivos, interesses restritos e são hipersensíveis/hiposensíveis aos estímulos sensoriais – para essas pessoas, recomendo mais leitura de materiais produzidos por autistas, desde livros e artigos até vídeos, podcasts e entrevistas.

Embora a campanha contra o MMS tenha ganhado tração graças à mobilização da Andréa Werner (Lagarta Vira Pupa) e também por causa da Campanha Contra Charlatanismo do Autismo aqui do blog, não é de hoje que a comunidade autista está alertando sobre os perigos de substâncias como o MMS que, aliás, não são perigosas só para autistas, mas para qualquer ser humano e alegam curar dezenas de doenças.



Uma das administradoras de uma das maiores páginas sobre autismo e Síndrome de Asperger do Brasil, desde 2012, Meri Sandra utilizava as redes sociais, grupos e blogs para levar informações para familiares de autistas e pessoas no espectro autista. Graças a participação de pessoas como a Meri, Amanda Paschoal e outros ativistas, impediram a vinda da Kerri Rivera no Brasil, autora do livro Curando Os Sintomas Conhecidos Como Autismo e promotora de tratamentos falsos para autismo.

Leia também: Uma história de horror: autismo, MMS e o protocolo CD

Confira um trecho do comentário feito pela Meri:


“Acho que sem a sua Mobilização e da Andréa a coisa não ia para frente. Fico muito feliz com que vocês conseguiram em pouco tempo. Me lembro em 2012 quando vi no meu feed a foto de cocô de uma criança com pedaço do intestino e a mãe dizendo que era "verme". Me lembro que essa mãe criou um Grupo como se fosse de apoio a autismo e ensinava o protocolo e as coisas eram tão pesadas que saí do grupo dela e tudo que ia ler sobre MMS me assustava. 

Relatos em fóruns de mães onde crianças tinham pavor de banho, medo de dormir e acordar com troço enfiado no popo, restrição alimentar aumentada e cólicas intestinais. Aquilo era filme de terror. Mas terror vendo mães que apoiavam dizer que todos esses efeitos ruins eram benéficos... 

Com aumento de mães naquela época já fazendo tal protocolo me veio a necessidade de informar sobre os riscos... E mais ainda quando tal mãe propagadora de MMs anos depois virou tradutora do livro que promete cura. E as mães desesperadas passaram comprar tal livro... 

Vi belamente um grupo de autistas dispostos a articular contra palestras de Kerri no Brasil. Vi um grupo lindo de autistas, familiares e amigos criando a pagina Anti MMS /CD - Brasil. E agora fechar com chave de ouro a Andréa e você criando essa mobilização e articulação maravilhosa e cheia de informações contra esses tipos de tratamentos falsos que só causam mal e finalmente uma atuação considerável da Anvisa, depois de anos a gente se queixando e não sendo ouvidas.

Minha admiração a vocês”


Denunciar para quem?


Alguns profissionais da saúde, da área de direito e autistas ativistas também se envolveram na campanha contra o MMS há mais de quatro anos. Para citar alguns nomes, a psicóloga Adrianna Reis, a advogada Adriana Monteiro e as autistas ativistas Rita Louzeiro, Adriana Torres e Fernanda Santana (integrantes da ABRAÇA – Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo).


Delegado pede que pais não tenham medo de denunciar quem vende MMS 

Em 2017, a ABRAÇA lançou a campanha Sou Autista, tenho direito ao meu próprio corpo, cuja proposta foi de lembrar como a sexualidade do autista ainda é considerada um tabu, mas também para lembrar que a não aceitação do autismo leva muitas pessoas a tratamentos radicais sem evidências científicas que foram proibidos em vários países e podem afetar a saúde física e mental do indivíduo no espectro autista.

A Campanha contra o MMS também ganhou força graças ao apoio da Samia Bomfim. Quando se trata de crime contra a saúde pública – este é o nome da ação do MMS em vários países –, não podemos ficar omissos nem fechar os olhos. Tenho colegas que não são ativistas, como a blogueira Calinca Alcantara (Rivotrip) que fez a parte dela de alertar. Muitas pessoas têm medo de se envolverem, têm medo dos perigos, mas para essas pessoas, eu só posso lembrar da frase do Albert Einstein:

“O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer”

Somente neste ano, a Anvisa se posicionou de forma direta sobre o MMS. Um trabalho que deveria ser feito há anos, como a Food and Drug Administration (FDA) fez, uma agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. Além de faltar fiscalização do MMS em sites de comércio eletrônico e redes sociais, é inaceitável saber da existência de profissionais de saúde e naturopatas recomendando o produto PROIBIDO em inúmeros países, inclusive o Brasil.


O MMS foi proibido só em 2018 no Brasil pela Anvisa, mas em outros países, o produto foi proibido há anos. Em 2019, a Amazon, outras livrarias e lojas online começaram a remover o livro da Kerri Rivera do catálogo, trabalho que deveria ter sido feito há anos. Só agora a mídia e as lojas estão abrindo os olhos para os perigos dos pseudotratamentos. Alguns dos defensores do produto, muitas vezes, são pessoas que inventaram conspirações contra a indústria farmacêutica e alguns são manipuladores e não se importam com as consequências do uso, como sequelas e mortes.

“A Anvisa também está alertando as Vigilâncias Sanitárias dos estados e municípios para que fiscalizem o comércio irregular dessa substância com indicações terapêuticas. Essa prática é uma infração sanitária, sujeita a multa. Além disso, é um crime contra a saúde pública, de acordo com o Código Penal [...] A ação conjunta entre a Anvisa e a sociedade permite que a Agência atue de forma mais rápida, garantindo a segurança e a proteção das pessoas” – trecho da nota da Anvisa, publicada no dia 26 de abril de 2019

Existem grupos fechados no Facebook que incentivam o uso do MMS pelo mundo todo e alguns estão sendo fechados após inúmeras denúncias. Vale lembrar que não é só papel dos órgãos de saúde, mas também responsabilidade ética de profissionais que atuam na área e da mídia de alertar a população e prestar o serviço de utilidade pública, bem como dos órgãos judiciários.

Para encerrar este texto, gostaria de lembrar algumas coisas. No mundo do autismo, seja no Brasil ou em outros países, existe uma disputa de narrativas. Muitas pessoas lutam pela causa do autismo, mas ironicamente, difamam pessoas no espectro autista para tentar nos silenciar; nos acusam de comprar laudos, entre outras baboseiras que só alguém muito inexperiente no autismo poderia alegar. Nem sempre é por ingenuidade, muitas vezes é por má fé mesmo, em uma tentativa desesperada de salvar seus interesses comerciais e segundas intenções.

Diversas páginas de autismo apoiaram a campanha contra o charlatanismo (incluindo tratamentos falsos como o MMS), porém, é preciso mais do que isso. É preciso que o poder público seja mobilizado e atitudes sejam tomadas.

As denúncias contra o MMS no Brasil começaram há anos. Eu só entrei no mundo do autismo faz pouco tempo (dois anos), mas sempre que vejo injustiças, eu alerto. Nunca me omiti, mesmo vendo situações que outras pessoas preferem ignorar e/ou manter o silêncio.

A comunidade autista brasileira e a internacional têm alertado há anos sobre pseudotratamentos, enquanto muita gente se dá ao luxo de ficar em silêncio no Brasil.

PS: O MMS é só a cereja do bolo. Existem outros tratamentos sem evidências científicas que foram derrubados há ANOS e não são denunciados no Brasil, mesmo sendo alertados pela FDA e pelas ASSOCIAÇÕES INTERNACIONAIS de AUTISMO.

Muitos não fazem a metade do que fazemos, mesmo com nossas limitações e exaustões do espectro autista (Burnout), mas querem julgar e transformar em uma competição patética e narcísica. Competição de holofote.

Existe um site em inglês que divulga novidades do mundo do autismo: Spectrum News. Já recomendei várias vezes: aprenda inglês (ou aprenda usar tradutor). Eles alertam sobre pesquisas e tratamentos DUVIDOSOS/SEM COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA.

No Brasil, ainda temos muito chão pela frente. Além de não existirem sites que alertam sobre tratamentos duvidosos de autismo, ainda existe muito comércio ilegal e profissionais de saúde promovendo serviços e tratamentos sem evidências científicas para autismo através das redes sociais e internet. Que os conselhos de Medicina, Nutrição e demais áreas profissionais de saúde possam fazer um melhor trabalho de fiscalização e que a Anvisa possa atuar de forma mais ativa e menos passiva na fiscalização do comércio ilegal, produção e distribuição do MMS.

Quem puder, leia e compartilhe o texto. Existem várias lojas online vendendo ilegalmente o produto no Brasil.

Eu disse que não seria silenciado.
***
O Brasil erra e muito na divulgação de informações de qualidade. Os avisos sobre pseudotratamentos de autismo deveriam estar em várias páginas: não é o que acontece.

Muitas pessoas ficam com dúvidas. Me enviam perguntas sobre tratamentos que foram derrubados há anos. De quem é a culpa? É uma culpa coletiva. Cada um pode fazer sua parte.

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle



Para saber mais sobre o assunto:

Autismo: Fraudes, Esquemas, Crimes e Silenciamento dos Adultos Autistas 

Autismo: Ética e a responsabilidade com o bem-estar dos autistas 

“Antídoto” para o autismo é vendido livremente na internet. Cadê a ANVISA? 

Autismo: Despreparo Profissional e o Bingo dos Diagnósticos Errados 

História do Autismo: Conhecer erros do passado e não repeti-los no presente 

Autismo: Ética, Conhecimento e Tratamentos Controversos 

Autismo: Alerta sobre Tratamentos Sem Comprovação Científica 

Saiba como identificar as fake news na área de saúde 

As fraudes na área da saúde: Como se proteger do charlatanismo disfarçado de medicina alternativa 

A importância de diferenciar ciência e pseudociência na elaboração de política pública 

5 tratamentos falsos/sem comprovação científica para autismo 

Médico e pai de autistas revela envolvimento com dieta e tratamentos falsos

Fraude na área da saúde: Usando o efeito placebo como prova dos tratamentos  

Fique atento aos produtos perigosos que alegam curar o autismo

Amazon remove livros que prometiam cura do autismo

Antivaxxers e a praga da negação da ciência: Teorias de fraude, desinformação e conspiração podem ser uma combinação mortal 

Crimes de ódio contra deficientes: Equipe de instituição é treinada para detectar sinais 

Líder de culto é exposto como charlatão e deixa uma trilha de vítimas pelo caminho, incluindo pais de autistas

Alegações de charlatanismo sobre o tratamento com oxigênio são perigosas: Os charlatões exploram os pacientes para obter ganhos financeiros, dizem os médicos, enquanto prejudicam os tratamentos que realmente ajudam 

Uma vitória na longa guerra contra o charlatanismo do autismo 

Cura falsa para o autismo e pais desesperados dando lixívia às crianças 

Instituição de autismo é um ímã para terapias falsas e pseudociência

Combate à negação da anticiência e charlatanismo

Grupos que promovem tratamentos não comprovados estão se movendo rapidamente entre plataformas on-line e estão usando nomes falsos para evitar a detecção, revela uma proeminente defensora dos direitos autistas 

Dia do Autismo: Meus dez centavos sobre conscientização do espectro autista 

Outra Sintonia – A História do Autismo (John Donvan e Caren Zucker) 

Esteja consciente dos tratamentos sem evidências científicas

Alerta é divulgado no Reino Unido depois de mãe tratar filho autista com produto tóxico 

Tratamento falso antiautismo à base de dióxido de cloro traz riscos 

A descoberta de uma fraude em pesquisa sobre autismo: Jornalista desmascarou médico que mentiu em estudo relacionando vacinação com ocorrência de autismo 

A indignação entra em erupção após o homeopata admitir que deve dar água sanitária a crianças 

Adeptos da ozonioterapia acreditam que técnica pode curar doenças graves, como o câncer e a Aids, mas não há pesquisa que comprove os resultados 

Casal protesta contra promessa de cura para o autismo

A Autoridade de Normas Publicitárias (ASA - Advertising Standards Authority) publicou um alerta para que 150 homeopatas que operam no Reino Unido parem de alegar que podem curar o autismo 

Empresas sob fogo por tratamentos falsos para autismo e paralisia cerebral

Os perigos dos tratamentos controversos de autismo 

A ciência desmascara as teorias do autismo, mas isso não dissuade os crentes da antivacina 

Palestra com a autista Julie Dachez, autora do livro A Diferença Invisível

13 Livros sobre Autismo que poderiam ser traduzidos para o Brasil

Crianças em famílias com histórico de condições cerebrais têm maior probabilidade de serem autistas, sugere um grande estudo na Suécia

Livro: Autismo 

Autismo: Tabu, Desinformação e Reciclagem Profissional 

Qual a relação entre autismo e alergia alimentar?  

"O autismo não é uma condição que precisamos curar": uma entrevista com a Dra. Whitney Ellenby. Ela falou sobre questões de autismo, anti-vaxxers e celebrando a neurodiversidade 

Quelação é tratamento perigoso para autismo e não há nenhuma comprovação científica

Quelação não ajuda crianças com autismo: estudo aponta

Efeitos colaterais de quelação (tratamento falso para autismo)

Pai processa médicos por tratamentos fraudulentos de autismo

Os 5 tratamentos falsos mais assustadores de autismo

Pai de autista 17 anos processa NHS por 'torturar' sua filha depois que ela passou os últimos dois anos trancada em uma cela de um hospital psiquiátrico na Inglaterra 

“Eu fui de professora para alguém que perdeu a habilidade de falar”: Mulher revela como foi dopada e confinada até ficar suicida, após o diagnóstico de autismo

Médico da Califórnia crítico de vacinas é punido por isentar menino de 2 anos de idade de todas as imunizações infantis

Três médicos são processados por eutanásia de mulher autista de 38 anos

Autoridades de Maryland acusam promotores de "Protocolo de Lupron" com conduta não-profissional, prática de medicina nao-licenciada

Homem tem perna amputada após tratamento com ozônio em clínica no DF

Doze dicas para suspeitar de charlatanismo

Como reconhecer um médico charlatão

Como a medicina alternativa chinesa matou uma criança de quatro anos

Como Dr. Bumbum conseguia atuar com mentiras no currículo e sem especialização

A psicologia pode ajudar a combater a pseudociência?

O perigo das neo-terapias salvadoras do imediatismo

Como escolher o psicólogo: Dicas do que esperar antes de iniciar o processo, como reconhecer um bom profissional e sinais que indicam quando se deve parar a terapia

Canadá vence primeira guerra contra o MMS. Homem foi condenado e proibido de vender o produto

As mentiras do MMS: Promotoria da Espanha investiga complô contra a saúde pública na internet

Venda de controverso tônico 'milagroso' resulta em dezenas de acusações

A Comunidade Médica clama contra os mercadores do desespero: Defendem a importância do método científico e advertem que os remédios pseudocientíficos não passam por controles

É puro abuso infanti: Pai irlandês acusado de dar alvejante ao filho para 'curar' seu autismo

Homem diz que cura falsa da igreja, MMS matou sua esposa

Pare de usar 'Miracle Mineral Solution' imediatamente: alerta agência de saúde do Canadá

Alegações ultrajantes ': homeopatas canadenses dizem que vacinas diluídas podem' recuperar 'crianças do autismo: A terapia de 'desintoxicação' conhecida como CEASE - Eliminação Completa da Expressão do Espectro Autista - é baseada na teoria amplamente desacreditada de que a maioria das causas de autismo são devidas a vacinas infantis

Tirar o glúten não vai ajudar a maioria das pessoas com autismo

Como um grupo de mães judias espalharam propaganda anti-vax antes do surto de sarampo em Nova York 

Conheça o médico que está curando notícias falsas: salários Italiano trava guerra contra anti-vaxxers no Twitter

Adorando os falsos ídolos do bem-estarCarvão, "toxinas" e outras formas de disparates são a espinha dorsal do complexo industrial de bem-estar

A publicidade nas redes sociais pode impulsionar notícias falsas - ou combatê-las

Através do espelho: Meu envolvimento com o charlatanismo do autismo (Médico e pai de dois autistas, James R. Laidler fala sobre falsos protocolos e dietas restritivas)

Mortes Associadas à Hipocalcemia da Terapia de Quelação (CDC)

Garoto autista morre após procedimento de quelação (não há qualquer comprovação científica de que ajuda com o autismo)

FDA relaciona morte de criança autista com terapia de quelação

Usos não aprovados da terapia de quelação resultaram em danos, até mesmo morte

Médico foi processado por morte autista após quelação

Uso de quelação para autismo é charlatanismo

Terapia de quelação: Alegações não comprovadas e teorias infundadas

Charlatanismo do autismo: tente, tente, tente e nunca desista

Falsa psicóloga oferecia serviço por meio de redes sociais, trabalhando principalmente com crianças autistas

Sobre intervenções terapêuticas de autismo sem fundamentação científica e prevalentes

Entrevista com Dr. Stephen Barrett, fundador do Quackwatch (um site que alerta as pessoas sobre tratamentos falsos e charlatanismo) 

3 Naturopatas do Canadá estão sendo investigados por prometerem a 'eliminação completa' do autismo

Tratamento do autismo: ciência assaltada para apoiar terapias alternativas (Sobre tratamentos sem evidência científica e a falta de ética dos profissionais de saúde)

Imunização na Era das Notícias Falsas - O que os pediatras precisam fazer?

Celebridades ajudam a espalhar tratamentos falsos de autismo

Comissão de Westminster sobre autismo relata intervenções perigosas

Notícias Falsas também estão afligindo o mundo da ciência 

Medicina com um lado do misticismo: os melhores hospitais promovem terapias não comprovadas [Se um hospital está] oferecendo tratamento baseado em fantasia, isso prejudica a credibilidade da instituição 

Suposto especialista em autismo que fazia tratamentos controversos é processado

Avaliando fontes de informação em uma era de fake news

O movimento antivacina e o “autismo biomédico” versus o autismo “superado” 

Como a indústria do charlatanismo prejudica crianças autistas

Curas milagrosas ou charlatanismo moderno? As clínicas de células-tronco se multiplicam, com resultados dolorosos para alguns pacientes 

Um desafio deve ser colocado para alegações de falsa ciência: fui levado a dar uma olhada mais de perto no treinamento de naturopatas na Irlanda e sua opinião sobre a dieta, escreve PAUL O'DONOGHUE

Jornalista da BBC vai disfarçado investigar tratamentos falsos de autismo e entrevista a ativista autista, Emma Dalmayne 

Há agora 8.000 revistas científicas falsas em todo o mundo, dizem os pesquisadores: Pesquisadores de instituições de alto perfil estão caindo nesses golpes

Dra. Fraude denuncia revistas científicas falsas 

Quebrando a bolha de notícias médicas falsas

O que são revistas científicas predatórias?

Por que a fraude científica prejudica as pessoas? 

O charlatanismo do autismo é cientificamente falho e moralmente vil. Ponto final. Lembre-se disso quando as pessoas perguntarem “qual é o dano?” com charlatanismo pseudocientífico 

Falsa esperança para o autismo no submundo da célula-tronco: Pais de crianças autistas estão pagando dezenas de milhares de dólares por terapias com células-tronco que freqüentemente usam resíduos médicos. Apesar dos perigos, os reguladores tem demorado a agir

Falsa psiquiatra, Zholia Alemi é presa após morte de paciente 

Ensaio controverso da terapia do sangue do cordão umbilical para o autismo avança

FDA adverte sobre terapias com células-tronco

Desinformação preocupa mais do que grupos 'antivacina', diz epidemiologista 

Grande parte das notícias de saúde no Facebook são fake ou contém informações erradas, diz estudo

Anvisa proíbe venda on-line de produtos clandestinos

Conspiração anti-vacinas: fake news propagam-se nas redes sociais à velocidade da luz 

Saúde é a área mais afetada pelas fake news, diz especialista francesa 

Luiz Fujita: "Fake news em saúde pode matar"

Dia da Mentira: Conheça as 5 Maiores Enganações da Medicina

A mania sem glúten está fora de controle. Aqui estão 8 fatos para combater a loucura

Pseudociência de autismo no NY Post

Jenny McCarthy e antivacinação são um fator de mestria para o medo e o culto da falsa equivalência: Ao dar aos negadores da ciência um fórum público, os meios de comunicação implicitamente toleram suas reivindicações como legítimas 

Nutricionistas nas redes sociais: evite punições do CFN 

Cuidado con las terapias y los productos potencialmente peligrosos que dicen tratar el autismo (em espanhol)

O Estranho Caso da MMS 

Os promotores de falsas terapias contra o autismo: desta forma eles se aproveitam dos pais: tratamentos supostos prometem soluções milagrosas contra o transtorno do espectro do autismo, mas eles são geralmente caros, sem evidências científicas e até prejudiciais 

Como a fraude em artigos afeta a atividade científica

Substância não trata autismo: Algumas pessoas perdem parte do intestino, há corrosão dos órgãos internos e até mortes

Gurús, falsos psicólogos, terapias en entredicho… La dificultad de tratar los problemas de la mente

A ciência explica por que caímos em fake news

Medicina Ortomolecular - Ciência ou Charlatanismo?

Ministério Público irá consultar Conselho de Medicina em ações judiciais de saúde: Entidades esperam embasar decisões de promotores e combater exercício ilegal da Medicina

Conselho Federal de Medicina: Como funciona

Como faço uma denúncia no Conselho de Medicina?

Todo paciente tem direito de receber cópia dos documentos relacionados ao seu prontuário

População pode contribuir com Vigilância Sanitária na fiscalização de produtos irregulares

Água mortal à venda na internet

Nutricionista do HCor alerta para os riscos de uma dieta sem glúten 

Produtos sem glúten e sem lactose disparam nas vendas. Nutricionistas alertam para riscos

Mãe de autistas foi investigada pela polícia na Inglaterra por causa do MMS

Mulher de Chicago promove "tratamento milagroso" controverso: Os críticos dizem que o produto é perigoso

Pais enfrentam prisão após criança desenvolver raquitismo a partir da dieta vegana. Ela nunca tinha sido vacinada

Igreja faz anúncio de 'cura milagrosa' em Washington, mesmo com os avisos da FDA de que não passa de Alvejante

Um cientista no país das maravilhas

Quanto custa um milagre? MMS e cura

Como denunciar irregularidades na enfermagem? 

Como denunciar o exercício irregular da profissão 

Amputação por ozonioterapia 

Terapias complementares adicionadas no SUS não têm comprovação científica, como algumas pessoas divulgam

Em busca de confirmar nossas próprias certezas 

Semana da Medicina Naturopata e o problema do charlatanismo endêmico, como a ozonioterapia 

Ozonioterapia'não tem benefício e pode causar a morte: alerta Ministério da Saúde da Malásia 

Coordenadora do Setor de Imunização alerta para Fake News de Saúde e Movimento Antivacina 

Ciência USP #10: A volta do sarampo

Fake news na ciência 

MMS (a “Solução Mineral Milagrosa”) e o autismo 

Autismo: como tratamentos heterodoxos podem prejudicar os vulneráveis 

Não existe comprovação científica para o MMS

50 mil ugandeses receberam "cura milagrosa" feita com lixívia industrial

O que é MMS e por que pais estão dando cloro aos filhos com autismo 

Homem britânico preso em Uganda depois de promover lixívia 'MMS' como uma cura para o HIV e malária

8 fatos sobre o MMS, a falsa promessa de cura do autismo

Vendida como cura milagrosa para autismo, 'MMS' gera alerta entre pais e governo

Iludidos por propaganda enganosa, pais dão substância parecida com água sanitária a filhos com autismo

MMS: O perigo das “curas milagrosas”

MMS, substância que promete "curar" autismo, volta a preocupar especialistas

Comentários

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana