Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Leituras de Abril

Abril tem sido um mês produtivo. Já estamos na metade do mês e continuo na minha jornada do escritor, a qual envolve não só escrever diariamente, mas também ler muito e estudar a criação literária. Estou quase terminando a primeira versão do meu novo romance de fantasia, o que é claro, é só o começo, pois depois vou precisar reler, revisar e reescrever, mas ainda estou dentro do meu cronograma.


Durante esses 15 dias de abril li dez livros, dos quais somente três foram resenhados para o blog. Os outros livros que eu não escrevi resenha se devem a alguns motivos, como a falta de tempo – ter um blog exige energia e sacrifícios –, falta de interesse, seja porque a obra já é muito conhecida pelo público, porque não rolou afinidade ou pelo desejo de reler a obra com calma para resenhar depois.

Ler e escrever pode tornar-se confuso para quem está escrevendo, portanto é necessário saber equilibrar, além, é claro, de tirar um tempo para respirar, praticar atividades físicas e sair um pouco de casa. Por exemplo, há momentos em que eu penso que deveria estar escrevendo mais e dedicando menos tempo a leitura, no entanto, às vezes, sei que ler pode ser tão produtivo e prazeroso, dependendo do livro escolhido, do que se fechar do mundo e se focar somente em escrever a ponto de enlouquecer ou esquecer de tudo ao meu redor. Aliás, a leitura e a escrita são como janelas que se abrem em minha vida, viagens dentro de outras viagens. Quem me vê perdido, muitas vezes, nem se imagina em qual lugar eu estou, assim como nem eu mesmo sei responder. A escrita e a leitura são tão intensas, que mesmo quando não estou fazendo isso, me pego pensando na narrativa de algum livro, em como o autor fez para prender a minha atenção, quais técnicas utilizou ou pensando nos meus personagens, para quais caminhos devo seguir, como vou resolver tal dilema, entre tantas questões que só quem se propôs ao desafio de escrever um romance consegue imaginar.

Para complementar o meu aprendizado sobre escrita literária tenho escutado vários podcasts do The Writing Show, no qual a apresentadora dá dicas de escrita, entrevista outros escritores e aborda diversos assuntos relacionados à produção literária. A leitura de blogs com artigos de escritores sobre os seus processos criativos e desafios também são essenciais na minha jornada, bem como a conversa com outros colegas escritores. Em breve devo publicar entrevistas com alguns escritores para o blog, mas ainda estou me programando para manter o meu equilíbrio entre escrita e leitura, o que exige disciplina diária.

Sem mais enrolações, compartilho aqui a lista dos livros que já durante abril, dos que estou lendo no momento e quais eu estou ansioso para ler até o final do mês.

Livros lidos em Abril:

Arte Poética – Aristóteles

How To Write a Damn Good Novel – James N. Frey

Deixe a Neve Cair – John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle

Teoria Literária: Uma Introdução – Jonathan Culler

Sombras e Nefastos – Ricardo Bellissimo

O Manual do Guerreiro da Luz – Paulo Coelho

Sufoco – Ricardo Bellissimo

O Sincronicídio – Fabio Shiva

Mapas Mentais – Tony Buzan

Álbum de Casamento – Nora Roberts


Capa do livro Bereshith, do escritor Abraão S. Dias.

Livros que estou lendo no momento:

Para Ler Como Um Escritor – Francine Prose

Anatomia da Crítica – Northrop Frye

Bereshith, Segredos Profundos – Abraão S. Dias

Minhas próximas leituras. Já estou ansioso!

Livros que pretendo ler e resenhar para o blog antes do final de abril:

Negro Amor – Ricardo Bellissimo

“!” Antologia de Contos Fantásticos – Org. Rubem Cabral (Caligo Editora)

Deixo aqui abraços especiais para Bia Machado (Caligo Editora), Fabio Shiva (autor de O Sincronicídio), Ricardo Bellissimo (autor de Negro Amor, Sufoco e Sombras e Nefastos), Fabrício Viana (autor de O Armário e organizador da coletânea Orgias Literárias da Tribo) e Abraão S. Dias (autor de Bereshith). Abraços e o meu agradecimento para quem acompanha o blog! Em breve algumas novidades, sorteios de livros, entrevistas e novas resenhas.

Comentários

  1. Obrigado por lembrar do careca aqui. Faltou citar bem no meio o Ursos Perversos. kkkkkkk Alias, sei que não é muito fã de literatura erótica, mas se quiser fazer um sorteio no blog, avise! Vai quê... kkkkkkk :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Podemos ver certinho essa possibilidade de sortear o livro! Acredito que muita gente vai gostar e curtir :D
      Abraços

      Excluir
  2. Valeu amigo, espero que goste e em breve sai o segundo da Série. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou adorando o livro!! Gostando tanto que pretendo resenhar para o blog assim que concluir a leitura. Adoro ficção científica e a maneira que a sua escrita flui. Já ansioso para o segundo livro da série!
      Abraços

      Excluir
  3. Olá Ben, acho muito legal e produtivo a sua disposição no campo literário, tanto como escritor quanto resenhista, e vc tem talento para ambas as coisas. Continue trabalhando com afinco, pois todo trabalho suado e honesto merece igualmente todo louvor e respeito. Parabéns pelo seu blog! Grande abraço, boas leituras & inspirações, Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Ricardo! Admiro muito o seu trabalho.
      O seu feedback positivo já é uma vitória para mim! Vou colecionando pequenas vitórias.
      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana