Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Leituras de Julho

Mais um mês chegou ao fim e eu estou aqui compartilhando com vocês minha lista de Leituras de Julho. Foram 15 livros lidos! Tenho orgulho de dizer que um deles é o miolo da coletânea de contos Seres Mitológicos que será publicada neste mês de agosto, o qual eu estou participando com o conto Lágrimas de Medusa. Se você gosta de mitologia e contos, não deixe de adquirir o seu exemplar no site da Editora Buriti.
Okay, sou preguiçoso e para não tirar foto de cada um dos livros lidos em Julho,
usei esta do livro No Escuro, com minha estante por trás, para ilustrar o post! :-)

Outra novidade bacana deste mês é que fui convidado para ser leitor beta do novo romance do escritor Roberto Muniz Dias – em breve publicarei um post sobre o assunto aqui no blog. Por não poder divulgar os detalhes do livro, é meio óbvio que ele não vai entrar na lista. A única coisa que posso adiantar é que a história é bem envolvente e os personagens são escritores – adoro livros assim! Com muita metalinguagem, intertextualidade, intratextualidade, praticamente uma aula sobre criação literária.

Dos livros lidos, três eram ebooks grátis sobre escrita: Escrevendo Ficção (Gotham Writer’s Group), Desbloqueio Criativo (Ronize Aline) e 7 Coisas que Aprendi (T. K. Pereira e Alexandre Lobão). Então, se você tem interesse em aprender dicas para escrever, aproveite! Os livros online grátis foram resenhados aqui para o blog. Ah, também li e resenhei um ebook sobre planejamento de blogs, para quem deseja aprender a profissional seu espaço virtual: Como criar um Blog: Do Desconhecido a Problogger.

Saboreei o delicioso Abadon, O Exterminador, do escritor argentino Ernesto Sabato. Infelizmente, não resenhei o romance ao blog, porque quero ler os outros dois primeiros livros da trilogia antes. Comecei pelo terceiro! E ainda assim, fiquei fascinado com a narrativa, personagens e autorreferencialidade do autor.

Decidi encarar de vez Madame Bovary, do escritor francês Gustave Flaubert. O resultado? Amei! Devorei o livro com calma, como sua leitura exige, com paciência e dedicação. Resenhei-o para o blog e tive que me controlar para não citar metade do romance! Muitos trechos marcantes. Rolou uma identificação forte com a protagonista e uma compreensão de por que a obra continua fazendo sucesso até os dias atuais. Se você tem medo de clássicos da literatura ou preguiça, independente de qual é o motivo que você tem para ainda não ter lido, não perca tempo!

Li Técnicas da Comunicação Escrita, do Izidoro Blikstein. Um livro bem básico para quem deseja aprender como se comunicar de forma eficiente, melhorar seus textos e fazer com que a mensagem seja entendida pelo seu receptor.

O que dizer sobre o próprio livro que eu estou participando? Seres Mitológicos me encantou. Li cada um dos contos com carinho dos colegas autores e não houve uma história que eu não gostei. E olha que eu sou um pouco chato ao avaliar textos, principalmente quando se tratam de narrativas curtas. Sem dúvidas, irei resenhar a coletânea aqui para o blog. Só estou esperando receber o exemplar impresso, pois adoro sublinhar meus trechos favoritos, fazer anotações. Confesso, apesar de gostar de ebooks, ainda prefiro livros físicos.

Surpreendi-me lendo O Demônio do Meio-Dia, do escritor Andrew Solomon. Embora o título possa sugerir se tratar de um livro de ficção, é uma obra sobre a depressão, com passagens autobiográficas do autor, depoimentos e estudos sobre a doença. Se você ficou curioso, não deixe de ler a resenha que escrevi para o blog.

Ainda em Junho, tive a oportunidade de ler o Ebook O Delicioso Livro de Histórias Coloridas de Monsieur Nova, do colega escritor e naturólogo, Rafael Nova. Diverti-me ou me emocionei com cada um dos contos. Há histórias para todos os gostos, desde drama e romance até uma dose de ficção científica e fantasia. Não deixe de ler a resenha!

Para finalizar e não prolongar o texto, li A Construção da Personagem, do Constantin Stanislavski, um livro ótimo para profissionais do teatro, do qual pude tirar algumas informações interessantes sobre a arte em geral e direcioná-la à escrita. Li e resenhei os dois primeiros livros da série Riley Bloom: Radiante e Luminoso, da escritora Alyson Noël, e a coletânea Contos de Ocasião, publicada pela Big Time Editora.

Confira a lista de Leituras de Julho:

Como criar um Blog: Do Desconhecido a Problogger

Abadon, O Exterminador – Ernesto Sabato

Escrevendo Ficção – Gotham Writer’s Group

Madame Bovary – Flaubert

Técnicas de Comunicação Escrita – Izidoro Blikstein

Seres Mitológicos – Editora Buriti

O Demônio do Meio-Dia – Andrew Solomon

O Delicioso Livro de Histórias Coloridades de Monsieur Nova – Rafael Nova

Desbloqueio Criativo – Ronize Aline

A Construção da Personagem – Constantin Stanislavski

Radiante – Alyson Noël

7 Coisas que Aprendi – T. K. Pereira e Alexandre Lobão

Luminoso – Alyson Noël

Contos de Ocasião – Big Time Editora

Minhas próximas leituras e resenhas: No Escuro (Elizabeth Haynes) e Graham: O Continente Lemúria (A. Wood). Já estou quase na metade de No Escuro, e ansioso para começar a ler Graham que chegou hoje pelo correio.

Logo tem resenha de Graham! ;-)

Quanto à escrita, para quem gosta de minhas histórias, ainda não posso falar muito, mas além do Seres Mitológicos, estou envolvido em outro projeto literário coletivo. Já comecei a escrever o texto e está ficando bem envolvente, com uma dose sombria de nostalgia. Também estou com alguns contos prontos para participar de mais seleções para coletâneas e concursos literários. Quanto ao meu romance, a narrativa está fluindo, embora não o esteja escrevendo todos os dias.

PS: Não deixe de ler as entrevistas com escritores publicadas neste mês. Logo divulgarei novidades por aqui!

E vocês, o que têm lido? Espero que julho tenha sido um mês produtivo para vocês! Meu agradecimento a todos que visitam o blog. 

Abraços! ;-)

Comentários

  1. Eu quero ler sua história, fiquei curiosa... Você lê muito, eu li uns 7 esse mês. Quero ler os ebooks gratuitos e O Demônio do Meio Dia. Eu simplesmente amo o jeito que você escreve!!! Bjos
    http://gotinhasesperanca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Michele! Fico muito feliz com suas visitas, mais ainda em saber que você gosta da minha escrita ;-) Aproveite para ler os ebooks gratuitos, afinal, não custa nada, literalmente, só o tempo e energia que você vai se dedicar ao aprendizado da escrita.
      Beijos e volte sempre!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana