Pular para o conteúdo principal

Destaques

Nada será como foi um dia

Nada será como foi um dia. Isso pode ser confortável ou desconfortável. E ambas coisas podem ser verdadeiras. Talvez precisava mudar os padrões, encerrar os ciclos para finalmente vivenciar o presente. Ninguém disse que seria fácil. Ninguém disse que banalizaram tanto as coisas que tudo parecia fácil como num ato de auto-ajuda. Não, as coisas eram muito mais complexas ao vivo. Escrevia um novo caminho. Evitava repetir o mesmo erro que sempre o mantinha preso à nostalgia. Não, agora queria viver o momento presente. Escrevia para deixar pra trás. Escrevia. Continuaria escrevendo, até que tudo não se passasse de memória e as coisas não doessem mais assim. *Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo . Autor do livro de terror  Escrita Maldita , p ublicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano:  O Círculo (Vol.1)  e  O Livro (Vol. 2) , disponíveis no  Wattpad  e na loja Kindle.

Dia Internacional da Síndrome de Asperger: A Invisibilidade no Espectro Autista

Hoje é Dia Internacional da Síndrome de Asperger. Atualmente, englobada dentro do Espectro Autista. Muita gente ainda desconhece. A nova classificação do CID11 para Aspergers entrará em vigor só em 2022: Transtorno do Espectro Autista sem Deficiência Intelectual e com LEVE ou NENHUM prejuízo de linguagem funcional.


Por razão do prejuízo de linguagem funcional em Aspergers ser leve ou ausente e da inteligência estar na média ou acima da média (alto QI/superdotação ou altas habilidades – chamado de dupla excepcionalidade), isso provoca confusão em quem não entende o que é o autismo e/ou tem uma visão estereotipada do assunto, sem levar em conta que duas pessoas no espectro autista podem ser muito diferentes e a diversidade do espectro autista.

Muitas pessoas só descobrem na vida adulta. Para quem quiser entender sobre o assunto, recomendo a graphic novel A Diferença Invisível, inspirada na história de vida da Julie Dachez com a intenção de levar conscientização sobre diagnóstico tardio, dificuldade de encontrar profissionais que entendam de Aspergers adultos e como essa jornada de autodescoberta na vida adulta pode ser bem solitária, mas libertadora.

Compre A Diferença Invisível (Julie Dachez e Mademoiselle Caroline): https://amzn.to/2EhKE5w

Outras indicações de livros, filmes e palestras sobre Síndrome de Asperger publicadas aqui no blog:

Palestra com a autista Julie Dachez, autora do livro A Diferença Invisível e Doutora em Psicologia Social

Passarinha: Livro sobre garota autista e seu pai lidando com o luto

4 Curiosidades do livro O Cérebro Autista

Diversidade Invisível: Assista a palestra com autista diagnosticada aos 35 anos

Autismo: Livro de memórias escrito por mulher com diagnóstico tardio de Asperger

13 Livros sobre Autismo que poderiam ser traduzidos para o Brasil

Mary e Max: Adulto autista, solidão e amizade

Autismo: Problema de representatividade na ficção ou no mundo real?

Vídeo: 7 Curiosidades sobre Síndrome de Asperger

Síndrome de Asperger: Adam, adulto com autismo e os relacionamentos

Síndrome de Asperger: Guia do especialista mundial em autismo, Tony Attwood

Asperger na adolescência e amizade são temas do livro Em Algum Lugar nas Estrelas

Asperger (Forma leve de autismo): Graphic novel francesa ajuda na conscientização

Mais lidas da semana