Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Espectro Autista e TDAH: Múltiplas possíveis combinações de Comorbidades

Desde questões genéticas, neurobiológicas e ambientais, pessoas no Espectro Autista e com TDAH podem desenvolver inúmeras comorbidades e, muitas vezes, fica difícil definir onde começa uma coisa e termina outra, já que elas podem se sobrepor.

Poderia citar o excesso de sinceridade de quem está no Espectro Autista. Para os que têm como comorbidade TDAH e Transtorno Bipolar, por exemplo, a impulsividade e o sincericídio também podem estar presentes. As três condições influenciam. Logo, se um autista já tem um cérebro com velocidade rápida, se ele tiver como comorbidades as duas condições, é quase como um carro em alta velocidade e sem controle, especialmente se estiver em um episódio de mania.

Eu poderia dar dezenas de exemplos e ainda seria insuficiente, já que cada uma das comorbidades e transtornos neurológicos e mentais tem suas particularidades e podem se manifestar de forma completamente diferente nos indivíduos. Então, para resumir fica mais fácil dizer que não existem dois cérebros iguais, logo do mesmo modo que dois autistas podem ser completamente diferentes, o mesmo acontece com todas condições e se elas estão entrelaçadas e sobrepondo, se torna ainda mais desafiador. 

Inclusive, o risco de subdiagnósticos é comum no Brasil e pelo mundo. Muitas vezes, o profissional pode diagnosticar só a comorbidade, sem identificar o diagnóstico principal. Como também pode acontecer o contrário, muitos dos comportamentos do Espectro Autista e TDAH servirem como máscara de suas comorbidades.

Vou citar abaixo algumas das comorbidades, mas vale lembrar que existem pessoas que podem ter poucas ou nenhuma comorbidade (algo bem difícil, já que a própria natureza do transtorno neurobiológico torna o cérebro da pessoa diferente e desde pequena ela experimenta as diferenças em relação aos outros ao seu redor) e pessoas que podem ter várias delas.

Uma curiosidade, por exemplo, é a de que, embora as pessoas não estranhem pessoas com TDAH desenvolverem vícios por substâncias como álcool e drogas, por causa de tantos mitos criados por familiares de autistas, como a de que são anjos, os mesmos não enxergam que o cérebro autista também pode seguir este caminho. 

Inclusive, há muitas pesquisas relacionados como parte da população vulnerável em situação de rua está no espectro autista e nunca foi diagnosticada. Ou seja, uma população que teria direito a receber benefícios e ficar fora das ruas, mas não tem acesso aos diagnósticos e é invisibilizada pela sociedade. 

A Psicologia e a Neurociência são fascinantes, mas ainda há tanto para descobrir. De forma geral, os testes neuropsicológicos e os olhares atentos sobre as histórias de vida dos pacientes ainda continuam exercendo muita influência nos diagnósticos. 

O que vai definir se a pessoa vai ter diagnósticos certos ou errados? O grau de experiência, expertise e por qual ótica o profissional vai avaliar. Tanto o autismo como o TDAH podem ser confundidos com outros diagnósticos, especialmente na vida adulta, já que muitos naturalmente aprenderam a nadar contra a maré, principalmente mulheres – muitas só descobrem quando seus filhos ou outros familiares são diagnosticados, visto que a genética desempenha um papel nos transtornos neurobiológicos.

Confira algumas das comorbidades de autistas e TDAH:

– Depressão;

– Altas Habilidades (Superdotação);

– Ansiedade social;

– Transtorno de Ansiedade Generalizada;

– Dislexia;

– Discalculia;

– Disgrafia; 

– Anorexia e outros transtornos alimentares;

– Epilepsia;

– Insônia;

– Sonolência excessiva;

– Deficiência Intelectual;

– Transtorno Obsessivo Compulsivo;

– Síndrome do Pânico;

– Transtorno de Estresse Pós-Traumático;

– Transtornos por uso de substâncias;

– Esquizofrenia;

– Transtornos gastrointestinais;

– Transtorno sensorial.

Leia também:

Transtornos da Aprendizagem: 5 Motivos para ler o livro sobre abordagem neurobiológica e multidisciplinar 

Vencendo o TDAH: 10 Motivos para ler o livro sobre adultos com o transtorno 

Wondermind: Selena Gomez é co-fundadora de projeto sobre saúde mental   

A História do Autismo: 10 Motivos para ler o livro Outra Sintonia 

Avaliação Neuropsicológica: 5 Motivos para ler o livro 

Autismo: Pedagoga e Neurologista dão orientações no livro Mentes Únicas 

Loucura de Amor: Filme sobre jornalista e mulher com Transtorno Bipolar passando pelos desafios do amor 

Resenha: Inteligência Social – Daniel Goleman 

It's Okay Not To Be Okay: Série sul-coreana sobre literatura, saúde mental e a coragem de seguir em frente 

Special: Série com toque autobiográfico traz personagem gay com paralisia cerebral, humor e diversidade 

Infográfico: Cronologia da Síndrome de Asperger ao Espectro Autista 

Livro Autismo (Volkmar e Wiesner): Pontos positivos e negativos 

36 Livros sobre Saúde Mental  

Palestra com a autista Julie Dachez, autora do livro A Diferença Invisível e Doutora em Psicologia Social 

Passarinha: Livro sobre garota autista e seu pai lidando com o luto 

Diversidade Invisível: Assista a palestra com autista diagnosticada aos 35 anos  

4 Curiosidades do livro O Cérebro Autista 

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Comentários

Mais lidas da semana