Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Um Encontro com a Mulher Sem Faces – Ben Oliveira

Em um mundo repleto de violências, é mais triste ainda ver que algumas pessoas ou caminham até sua direção, em um auto de autoviolência ou que não saibam quais são os caminhos para quebrarem um ciclo.

No meio de uma viagem, conheci uma mulher desesperada, em lágrimas, acusando um homem com qual compartilhara uma noite de ter roubado o celular dela. Depois de um escândalo, tentei acalmá-la, e ela disse, então, que tinha deixado num bar, mas não sabia qual era o bar nem o endereço, não sabia nada.

Eu estava exausto. Não havia dormido e poderia ter dito que o problema não era meu e realmente não era, exceto que minha consciência me dilaceraria e como bruxo e filho de Lilith, ver uma mulher em situação de injustiça e choros era algo doloroso e injusto demais.

Ela me pedia coisas e pouco a pouco fui percebendo que a dinâmica era similar a de quem usa os outros como muleta e não quer soltar. Me pedia cervejas. Chorava que sem o celular não teria como receber o auxílio financeiro, exceto que ela poderia muito bem tirar uma tarde para se dirigir ao local físico.

O papo foi mudando. Assim como minha jornada em uma espiral fora de controle em que a linha em que a espiritualidade e bipolaridade se cruzavam, ela tocava meu colar com força e quase arrebentava. Depois dizia que queria um velho rico e jogava as bebidas que ganhava, como se possuída. Nada estava bom o suficiente. Nada era o que ela queria. O que ela queria: poderia julgar que como minha viagem sem direção, a mente dela planava sem rumo.

Ela falava na língua dos anjos. Quando questionada de qual religião era. Recebia cinco respostas diferentes. Então, me dei conta de o quão insustentáveis estão algumas religiões e crenças, tantas misturas e de pontos, muitas vezes, opostos, sem liga, ou que pelo menos houvesse a compreensão de como essas diferentes linhas se conectavam: não existia. 

Batendo na mesa e gritando, chorando em desespero, ela reclamava de um familiar que batia no sobrinho. Ela morria de medo dele bater nela também e mantinha o silêncio, pois julgava que só alguém na casa poderia fazer a denúncia e ela já não estava lá. Orientei que ela poderia fazer uma denúncia anônima. 

Mesmo assim, já era questão perdida, a noção de que algum velho rico a ‘salvaria’ não saia de sua cabeça. Me perguntei o que os lugares que ela estavam indo religiosos a estavam ensinando, pois alguns ensinavam a seduzir homens com magia ou não, mas vi que nem a própria sabia qual lugar, era um mix de crenças despedaçadas e insustentáveis que alimentavam seu espírito, coração, mente e corpo.

Depois de rir e rir, como uma bruxa e quase assustar todos fregueses que passavam ao redor, ela grudou em mim e colocou na cabeça que eu cuidaria dela o tempo todo. Queria carona. Queria dormir no meu quarto do hotel. E me abraçava e não soltava. Logo vi que ela não só estava perdida, como tentava colocar os outros ao redor em perdição: por pouco o hóspede da madrugada não teria sido acusado de furto. O que ela falaria dele mim? Não sei.

Sei que depois de horas, eu garanti que ela seguisse o rumo. Se seguiria o caminho em segurança, ou se ela se aventuraria por suas obsessões, eu não sabia. Mas fiquei aliviado de ter feito a minha parte e não fechado os olhos. Óbvio que existem questões sociais e psicológicas, além das espirituais e econômicas, mas eu poderia ter me prendido aos estereótipos e não ter oferecido apoio. 

“Precisamos ver por que tantas mulheres acreditam que um homem vai nos salvar. Não é por causa da evidência de salvamento” – Rose McGowan

Enquanto ela partia, preferia imaginar que um dia ela se libertaria do familiar violento com criança e que ela encontrasse sua liberdade sem depender de homem, independente da idade ou riqueza.

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Me acompanhe nas redes sociais:

Twitter: https://twitter.com/BenOlivDreamer

Facebook: https://www.facebook.com/BenOliveiraDreamer

Instagram: https://instagram.com/benoliveiradreamer

Leia também:

Livro sobre assassinos, serial killers e psicopatas que caçaram vítimas na internet

Criminologia: Quando Perturbados Não Conhecem Seu Histórico – Ben Oliveira 

Criminologia – Scream Queen: Dicas Rápidas Para Encontros com Possíveis Narcisistas, Psicopatas e Maquiavélicos 

Resenha: Inteligência Social – Daniel Goleman 

The Tinder Swindler: Documentário da Netflix sobre golpista que manipulou mulheres de vários países 

Torso Killer: Série documental aborda caso de assassino em série que torturava e esquartejava mulheres nos Estados Unidos 

Resenha: Mindhunter – John Douglas e Mark Olshaker  

Resenha: Corpos Ocultos – Caroline Kepnes 

The Society: Série da Netflix apresenta mistério, conflitos sociais e a fragilidade da estrutura de poder 

Resenha: De Frente Com o Serial Killer – John Douglas e Mark Olshaker   

Mindhunter Profile: Livro explora história de agente do FBI que criou o termo Serial Killer 

O Fenômeno Gaslighting: Manipulação e Distorção da Realidade como Estratégia Política 

Serial Killer de Curitiba que caçava vítimas gays em aplicativo de encontro foi preso  

Night Stalker: Série documental aborda Investigação, prisão e julgamento do serial killer sádico, Richard Ramirez 

Lady Killer: 5 Motivos para ler as graphic novels 

O Que Terá Acontecido a Baby Jane?: Clássico ganha edição pela DarkSide Books 

Serial Killers: Psicopatas e a arte da manipulação 

Mães Psicopatas e os estereótipos como proteção 

8 Curiosidades do livro Lady Killers: Assassinas em Série (Tori Telfer) 

Assassinas em série, psicopatas, negação e máscaras sociais 

36 Livros sobre Saúde Mental 

Livro sobre psicopatas traz relatos de especialista em diagnósticos 

Radicalismo político e fanatismo religioso são destaques da 7ª temporada de American Horror Story 

Resenha: A Hora do Pesadelo – Thommy Hutson 

O Massacre da Serra Elétrica: Livro traz entrevistas sobre os filmes de terror 

Livro da Ilana Casoy explora casos de serial killers brasileiros 

Vídeo sobre o livro Serial Killers: Louco ou Cruel?, da escritora Ilana Casoy 

Livro de escritora brasileira reúne histórias de serial killers que chocaram o mundo 

Resenha: Legião – William Peter Blatty 

Comentários

Mais lidas da semana